CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA GASTROMEDBH
O Código de Conduta Ética da GastromedBH tem como objetivo explicitar e pautar o comportamento esperado dos colaboradores (funcionários e membros do corpo clínico), bem como reforçar a missão e os valores da instituição, apresentando regras e normas que sistematizam a postura dos colaboradores da instituição, mostrando o que se espera deles em suas atividades profissionais e também para que conheçam mais sobre os valores e estratégias corporativas.
Compromisso com leis, regulamentos e contrato de trabalho, valorização integral do indivíduo, relacionamento com os diferentes públicos e aceitação da diversidade são alguns dos itens que devem estar presentes na mente e na rotina de todos os colaboradores.
A missão, visão, os valores da instituição direcionam as relações entre todas as partes interessadas (colaboradores, fornecedores, comunidade, governos, acionistas, pacientes, responsáveis por pacientes, parentes, médicos do corpo clínico). As orientações contidas neste manual devem ser observadas e atendidas por todos os colaboradores no desempenho de suas funções.
POR QUE TEMOS UM CÓDIGO DE CONDUTA
Nosso negócio é prestar assistência à saúde na área de endoscopia digestiva, colonoscopia e gastroenterologia.
Acreditamos que a maneira pela qual conduzimos nossos negócios é tão importante quanto os negócios que fazemos. Falando de maneira simples, trabalhar com integridade e com altos padrões de ética é o modo da GastromedBH de fazer negócio.
Este Código de Conduta Ética oferece uma orientação para lidar com todas as partes interessadas (colaboradores, fornecedores, comunidade, governos, acionistas, pacientes, responsáveis por pacientes, parentes, médicos do corpo clínico, médicos assistentes) de forma íntegra e ética apropriada.
Este código não pode descrever todas as leis, regulamentações ou as políticas da GastromedBH que se aplicam a nós ou a uma determinada situação. Em vez disso, este código cria uma estrutura de padrões éticos dentro dos quais todos os colaboradores devem trabalhar. Esses padrões normalmente são mais altos do que as obrigações legais. O código é um guia de referência importante, pois lutamos para conduzir nossos negócios desta forma.
MISSÃO
A razão de ser da GastromedBH é: Prestar assistência à saúde na área de endoscopia digestiva, ecoendoscopia, colonoscopia e consultas, com qualidade, segurança, ética e respeito em todos os processos da clínica.
VISÃO
A Visão da GastromedBH é: Ser referência estadual em saúde do aparelho digestivo crescendo de forma sustentável.
VALORES
Os valores norteadores do comportamento organizacional e criadores da cultura GastromedBH são os seguintes:
✔️ Ética, Respeito e Transparência: Atuar com base nos mais elevados princípios éticos e morais de justiça, honestidade, humildade e transparência.
✔️ Humanização e Parceria: Atendimento individualizado e com respeito ao bem estar de clientes/pacientes, familiares e corpo clínico. Promover a qualidade de vida através do cuidado à saúde, atuando na valorização das pessoas e humanizando as relações.
✔️ Desenvolvimento: Buscar soluções inovadoras e criativas para todas as dimensões do nosso negócio, visando atender as necessidades e superar as expectativas dos pacientes e demais partes interessadas quanto aos processos e serviços.
✔️ Sustentabilidade: implementação de práticas que colaboram para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida.
ÉTICA PROFISSIONAL
As profissões têm outros normativos éticos e órgãos garantidores de tais princípios (exemplo: Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Enfermagem, Código de Ética Médica e de Enfermagem, etc.), para atividades profissionais específicas, como, por exemplo, a prática assistencial.
Eventuais infrações éticas ou condutas que digam respeito, exclusivamente, a aspectos éticos adstritos à atividade profissional deverão ser julgadas à luz de tais normativos pelos órgãos competentes.
O Código de Conduta Ética da GastromedBH tem por objetivo pautar e explicitar o comportamento esperado pelos profissionais na instituição, obedecendo às leis e aos órgãos que regem as profissões.
O CÓDIGO SE APLICA A TODOS OS COLABORADORES DA GASTROMEDBH?
Sim. Cada um tem a obrigação de ler e entender este Código de Conduta Ética. Este Código de Conduta se aplica a todos os colaboradores da GastromedBH. Cada um de nós é responsável por assegurar nossa própria conformidade com o código. Informar suspeitas de violações e cooperar com a investigação da instituição em relação a possíveis violações.
COMPARTILHE SUAS PREOCUPAÇÕES SEM MEDO
Se você souber de uma questão relacionada ao Código de Conduta Ética, podem existir muitas razões para você não querer compartilhar isso com ninguém. Você pode não ter certeza do que aconteceu. Você pode ter medo de “causar problemas” ou de que alguém “queira se vingar” de você. Você pode pensar que é responsabilidade de outra pessoa, mas o certo é que você deve comunicar.
Os colaboradores que revelam suas preocupações desempenham um papel importante na manutenção da ética no local de trabalho. Você tem a responsabilidade de compartilhar as informações para que a instituição possa responder de forma rápida e tomar as medidas necessárias. Uma das maneiras mais importantes pelas quais você pode fazer a diferença é: ao ficar ciente de atividades antiéticas ou ilícitas no local de trabalho, informá-las imediatamente. Pode ser para sua chefia imediata ou para o Diretor da clínica, ou em última instância para um diretor
Vi o líder de minha equipe fazer algo que pareceu antiético, mas estou com medo de informar essa suposta violação. Terei problemas ou mancharei sua reputação ao fazer uma Comunicação? Não. Você não terá problemas ou manchará a reputação do líder de sua equipe se fizer uma comunicação do fato. Você não será considerado responsável pelas comunicações feitas de boa-fé, mesmo se elas se mostrarem infundadas. A pesquisa e avaliação serão conduzidas de forma objetiva, justa e confidencial para assegurar a proteção da reputação dos colaboradores.
POLÍTICAS DE NÃO RETALIAÇÃO
Você não perderá seu emprego ou seus benefícios e não será rebaixado, suspenso, ameaçado, assediado ou discriminado por levantar uma preocupação relacionada ao Código de Conduta Ética de forma honesta. Informar de forma honesta significa que você está sendo verdadeiro e preciso.
Se acreditar que está sofrendo retaliação por parte de alguém, informe sobre isso como faria com uma violação do código. Todas as preocupações com o código e as informações de retaliação serão integralmente avaliadas e sempre sigilosas.
RECURSOS PARA FAZER PERGUNTAS OU INFORMAR PREOCUPAÇÕES
Informar suspeitas de violações ao Código de Conduta Ética é fundamental para que a instituição possa determinar adequadamente se há um problema que precisa ser resolvido. Por essa razão, todos têm a obrigação de informar suspeitas de violação do Código de Conduta Ética. Se tiver perguntas sobre o código ou tiver ciência de possíveis violações, há diversos recursos disponíveis:
✔️ Seu líder de equipe:
Encorajamos que você leve suas perguntas e preocupações para o seu líder de equipe. Se não quiser falar com seu líder de equipe sobre sua preocupação ou se não acredita que ele tomou as medidas necessárias, há outras pessoas a quem você poderá recorrer: Outro líder de equipe, Gestor da Clínica, Diretor.
Tenho uma preocupação, mas ela não é abordada pelo Código de Conduta Ética. Isso significa que não há problema? Não. É impossível que o Código de Conduta Ética responda a todas as questões ou a todos os dilemas éticos. Se algo não parecer certo para você, pergunte ao líder de sua equipe ou para o Diretor da clínica.
REGRAS GERAIS
COMPROMISSO COM AS LEIS, REGULAMENTOS E NORMAS
A GastromedBH prima pelo cumprimento das leis, regulamentos e normas aplicáveis às suas atividades, bem como políticas e procedimentos internos.
ATITUDE E COMPORTAMENTO
Os colaboradores do GastromedBH devem pautar sua atuação profissional pelos seguintes parâmetros de conduta:
✔️ Honrar nas atitudes rotineiras, com a declaração de direitos e deveres dos pacientes;
✔️ Coibir atitudes que se caracterizem como comportamento abusivo, intencional e recorrente que possa ferir a integridade física ou moral de qualquer um dos seus colaboradores e clientes;
✔️ Garantir um ambiente de trabalho no qual prevaleça o respeito. Os colaboradores da GastromedBH devem tratar clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, colegas de trabalho e comunidade em geral com o máximo de respeito;
✔️ Utilizar o nome da GastromedBH, de recursos ou do cargo para obter vantagens pessoais constitui prática rejeitada pela instituição;
✔️ É vedada a utilização de recursos e instalações da GastromedBH para qualquer finalidade que não a atividade-fim da instituição;
✔️ É vedada a venda ou comercialização de qualquer tipo de serviço ou produto que não os da atividade-fim da instituição;
✔️ Referir-se às chefias mantendo o respeito à hierarquia e acatando as orientações e regras por eles definidas, em conformidade com as diretrizes da instituição;
✔️ Para minimizar eventuais danos ao trabalho, os colaboradores devem reconhecer os erros cometidos e comunicá-los, imediatamente, ao superior hierárquico;
✔️ Todos os colaboradores devem exercer suas atribuições com efetividade, eliminando situações que levem a erros ou a atrasos na prestação do serviço;
✔️ Todos os colaboradores devem respeitar a diversidade de opiniões, culturas, credos, e todo tipo de diferença entre seus colaboradores, desde que a diversidade não interfira no ambiente de trabalho e não comprometa o desempenho das atividades;
✔️ Todos os colaboradores que atuam na GastromedBH devem adotar postura ética, civilizada e responsável na condução do seu trabalho, visando atingir o principal objetivo da instituição, que é assegurar qualidade e segurança no atendimento aos clientes;
✔️ Todos os colaboradores da instituição devem manter sua conduta interna e externa de maneira a não afetar, sob qualquer forma, seu desempenho profissional, o dos demais colaboradores ou dos objetivos, imagem e propósitos da GastromedBH.
Observação: As tatuagens não podem ser agressivas ou com imagens impróprias ou que tomem grande parte do corpo que ficará exposto. Avaliar o grau de interface com o cliente.
Trabalhar sob o efeito de drogas ou álcool;
O descomprometimento com qualquer um dos itens citados na seção Saúde e Segurança do Trabalho.
DICA DE CONDUTA
Lembre-se destes três compromissos básicos para a segurança no local de trabalho em suas atividades diárias:
1. Eu me recuso a executar qualquer ação que considerar insegura ou qualquer tarefa para a qual não fui treinado de forma adequada ou para a qual não possuo as condições adequadas.
2. Interromperei imediatamente qualquer pessoa que esteja prestes a executar ou que esteja executando qualquer ação que considere insegura e
3. Evitarei que qualquer pessoa execute uma tarefa para a qual não esteja preparada.
ATUAÇÃO DOS GESTORES
A atuação dos gestores deve ser pautada pelo adequado relacionamento com os colaboradores por eles coordenados e com a instituição, pelos seguintes parâmetros de conduta:
✔️ Cumprir e fazer cumprir as diretrizes da instituição;
✔️ Empenhar-se para manter um bom clima organizacional;
✔️ Estimular e participar no desenvolvimento profissional dos colaboradores;
✔️ Mostrarem-se abertos a solucionar as dúvidas que lhes sejam apresentadas;
✔️ Procurar pacificar eventuais conflitos;
✔️ Realizar feedback periódico sobre o desempenho dos seus colaboradores;
✔️ Zelar pelo patrimônio da GastromedBH que lhes for confiado e orientar o seu uso;
✔️ Divulgar as informações que sejam relevantes para o bom desempenho das atividades profissionais dos colaboradores coordenados;
✔️ Acatar as regras e normas da instituição e zelar para que sua equipe também as siga de forma integral;
✔️ Buscar atender às metas estabelecidas pela instituição;
✔️ Demonstrar periodicamente à Diretoria da GastromedBH a análise das metas e resultados propostos, em seu planejamento estratégico e operacional.
O que NÃO PERMITIMOS:
✔️ Usar a função para solicitar favores ou serviços pessoais a subordinados;
✔️ Tolerar ou exercer atitudes que configurem assédio moral ou sexual.
Em relação ao Código de Ética o gestor deve:
✔️ Certificar-se de que conhece e entende o código e basear seu comportamento nele;
✔️ Deixar claro para a equipe que está disponível para discutir suas preocupações;
✔️ Apoiar os membros da equipe que trazem preocupações de forma honesta e tratá-los com respeito;
✔️ Levar a sério as questões e as preocupações da equipe;
✔️ Sentir-se livre para buscar orientação antes de responder;
✔️ Agir para interromper as violações do código e da lei por parte dos membros da sua equipe;
✔️ Levar todas as preocupações ao conhecimento dos níveis hierárquicos apropriados;
✔️ Nunca deixar que o colaborador sinta que suas preocupações estão sendo ignoradas;
✔️ Assegurar-se de que não haja retaliação contra alguém que informa uma suspeita de violação do Código de Conduta Ética.
✔️ Querer ser agradável com colaboradores ao deixar de exercer seu dever de fazer cumprir este código.
✔️ Exercer preferência ao administrar conflitos pessoais.
RELAÇÕES COM OS COLEGAS DE TRABALHO
A GastromedBH preza pelo bom relacionamento entre todos os colaboradores na forma como se tratam e se comunicam. Estamos comprometidos em oferecer a nossos colaboradores um ambiente de trabalho livre de preconceitos, assédio, intimidação e de outros comportamentos inapropriados. Para isso, os colaboradores devem pautar sua atuação profissional em equipe pelos seguintes parâmetros de conduta:
✔️ Apresentar sugestões e críticas construtivas, visando aprimorar a qualidade do trabalho;
✔️ Respeitar e valorizar os colegas de trabalho;
✔️ Não compactuar com qualquer ação que fira a imagem e integridade da instituição e dos colegas.
✔️ Exercer suas funções buscando superar desafios, sempre com espírito empreendedor, visando à consecução da missão institucional;
✔️ Não criar dificuldades artificiais no exercício de seu cargo, função ou atribuição, com o objetivo de supervalorizar sua atuação profissional ou minimizar a atuação dos colegas;
Constitui-se em elemento imprescindível à integridade profissional e trabalho em equipe, auxiliar os colegas no desempenho de suas funções, sempre que possível e solicitado.
Não é admissível que dificuldades que porventura venham a existir, de caráter pessoal ou coletivo, possam prejudicar o bom relacionamento profissional entre os colegas na instituição.
Violência no local de trabalho
Estamos comprometidos com um local de trabalho livre de violência. Cada um de nós deve:
✔️ Informar qualquer ato, seja físico ou psicológico, que ameace ou atinja um colaborador de maneira violenta ou potencialmente violenta;
✔️ Não portar ou usar uma arma enquanto estiver presente nas instalações ou eventos (mesmo que evento social) da instituição;
Qualquer situação informada que contiver a mínima possibilidade de violência no local de trabalho, mesmo que executada como uma brincadeira, deverá ser avaliada pelo Diretor da Clínica.
Ouvi um colega ameaçar outro colaborador e este está com medo de informar o incidente. O que devo fazer?
Informe o incidente imediatamente. A GastromedBH não tolerará ações ou ameaças de violência e investigará todas as informações. Você tem a responsabilidade de agir quando souber de uma ameaça ou de um risco para qualquer um de nossos colaboradores.
Respeito no local de trabalho
Exemplos de assédio podem incluir:
✔️ Avanços sexuais indesejados, solicitação de favores sexuais e outras condutas físicas ou verbais de natureza sexual;
✔️ Conversas, piadas, imagens e comentários ofensivos que envolvam raça, cor, sexo, orientação sexual, identidade de gênero, idade, religião, credo, nacionalidade, deficiência ou outras categorias protegidas.
Exemplos de comportamento inapropriado podem incluir:
✔️Gritos de irritação;
✔️Xingamentos;
✔️Grosserias dirigidas a outras pessoas;
✔️Ameaças e intimidação;
✔️Deboche/ridicularização em público.
RELAÇÃO COM O CLIENTE
Estamos comprometidos a oferecer serviços que sejam seguros e satisfaçam nossos clientes. A qualidade e a segurança do serviço não são de responsabilidade de uma equipe ou de uma área. Cada um de nós tem uma responsabilidade pessoal de estar em conformidade com as políticas de qualidade e segurança da instituição. A GastromedBH tem por objetivo prestar assistência à saúde, buscando garantir soluções completas e integradas em saúde. A relação com o cliente deve ser pautada pelos seguintes parâmetros de conduta:
✔️Acolher os clientes com humanismo, profissionalismo, competência, dedicação, cordialidade, atenção, presteza, segurança e respeito;
✔️Respeitar os direitos dos clientes, oferecendo-lhes um tratamento digno e uma entrega dos serviços com alto padrão de qualidade e segurança;
✔️Dar respostas às suas solicitações, de forma cordial, ágil e profissional, em prazo adequado;
✔️Prestar informação de forma clara, objetiva e compreensível ao cliente, certificando-se de que houve o entendimento mútuo;
✔️Ser receptivo às opiniões dos clientes e buscar as melhorias necessárias e viáveis;
✔️Oferecer os serviços da instituição pautado pelo compromisso e de acordo com as diretrizes éticas da GastromedBH;
✔️Reconhecer eventuais erros cometidos e comunicá-los imediatamente ao superior hierárquico ou a área responsável;
✔️Colocar-se à disposição do cliente, seja ele paciente ou acompanhante, para atender às suas demandas, apresentar-lhe as explicações ou justificativas cabíveis, pessoalmente ou por telefone;
✔️Se tiver ciência de um erro, seja ele em favor da GastromedBH ou não, corrija-o.
ASSISTÊNCIA AO PACIENTE
Estamos comprometidos a oferecer uma assistência segura e com qualidade aos nossos pacientes, por meio das melhores práticas e em conformidade com os padrões estabelecidos.
Com o objetivo de garantir a qualidade e segurança na assistência aos pacientes da GastromedBH e zelar pela credibilidade e reputação da instituição, não serão permitidos:
✔️O ato de insubordinação ou negligência no atendimento ao paciente;
✔️A recusa a atender ou apoiar o cliente, paciente ou acompanhante;
✔️A falta de respeito com os clientes (paciente/acompanhante), colegas ou superiores hierárquicos;
✔️O não registro de eventos adversos;
✔️A desatenção no manuseio de documentos relativos ao prontuário do paciente (em virtude do risco de acarretar inadequação, perda ou extravio de suas informações);
A manifestação e demonstração de descomprometimento perante as seguintes situações, é considerada como inadequada e inaceitável pela GastromedBH:
✔️O acesso ou manuseio de bens e itens pertencentes aos pacientes e seus acompanhantes;
✔️Insinuações ao paciente ou a seu acompanhante sobre eventuais problemas de assistência a eles, dentro da GastromedBH, ou insinuações relegando/transferindo para outro setor/colega a responsabilidade por tais problemas;
✔️O não seguimento das prescrições e orientações dos médicos e outros profissionais de saúde a serem proporcionadas ao paciente;
✔️A alteração de documentos, informações ou dados integrantes do prontuário do paciente;
✔️A falta de sigilo com as informações do prontuário do paciente;
✔️Quaisquer outros comportamentos contrários aos princípios de ética, honestidade e idoneidade.
RELAÇÃO COM A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Estamos comprometidos a proteger as informações confidenciais e os recursos de informática da GastromedBH. A relação com a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve ser pautada pelos seguintes parâmetros de conduta:
✔️Os computadores, impressoras, softwares e equipamentos de informática da GastromedBH e seus respectivos recursos de rede devem ser utilizados somente para serviços da instituição, salvo mediante autorização prévia dos gestores;
✔️Nos recursos dos computadores e de rede incluem-se o correio eletrônico (e-mail), telefone, serviços de Internet, hardwares, softwares, impressoras e copiadoras;
✔️É direito da instituição filtrar, monitorar e bloquear qualquer conteúdo que possa ser acessado em seus computadores;
✔️É proibida a instalação de softwares e equipamentos não homologados pela função de Tecnologia da Informação (TI) e que não sejam de propriedade da instituição;
✔️Não é permitida a movimentação de equipamentos de informática, salvo quando autorizada pela gerência da clínica;
✔️A senha é individual e de uso exclusivo de cada usuário. Em nenhuma hipótese deverá ser fornecida ou divulgada a terceiros/outros.
Trabalho como voluntário em uma Organização Não Governamental (ONG) local. Todo mês eles precisam que eu faça cópias de folhetos. Se eu trouxer o papel, poderei usar o equipamento da instituição?
Não. Você não pode usar os recursos da GastromedBH para trabalho voluntário. Mesmo que esteja usando seu próprio papel, ainda estará usando recursos da instituição, como toner, tinta e largura de banda de rede, etc.
Um novo colaborador ainda não tem acesso à rede. Posso emprestar minha senha a ele?
Não. Ele deve aguardar até receber a própria senha. Você é o responsável por qualquer atividade processada com sua senha. Ao manter um controle rígido de sua senha e alterá-la periodicamente, você estará protegendo os dados da GastromedBH de usuários não autorizados.
Tenho um blog pessoal no qual compartilho meus pensamentos e sentimentos com meus amigos. O que preciso considerar antes de incluir informações relacionadas ao trabalho?
Seja cuidadoso. Ferramentas de mídia como blogs, wikis, redes de relacionamento, etc. estão sujeitas às mesmas regras que os outros meios de comunicação. Não revele informações comerciais confidenciais. Por exemplo, não escreva sobre mudanças organizacionais, relacionamentos com clientes, pacientes ou fornecedores, informações financeiras, informações pessoais de colaboradores (endereço, número de telefone, números de identificação de colaboradores, etc.), fotos da instituição, de pacientes, colaboradores ou qualquer outra informação reservada ou confidencial.
DICA DE CONDUTA
Não envie imagens de processos, equipamentos ou maquinário da instituição por e-mail sem prévio consentimento. E muito menos, dados de prontuários ou imagens ou laudos.
RELAÇÕES COM FORNECEDORES
A relação com os fornecedores está pautada pelo compromisso de uma negociação justa. Desde sua seleção até sua avaliação, está baseada nas diretrizes que norteiam as ações da GastromedBH.
O objetivo é compartilhar nossos valores e princípios e reafirmar o compromisso com as boas práticas comerciais, prezando sempre pela ética e transparência.
São diretrizes aceitáveis:
✔️A escolha e a contratação de fornecedores deverão basear-se em critérios técnicos, profissionais e éticos, dentro das necessidades da instituição;
✔️Ao comprar produtos ou serviços em nome da instituição, trate todos os potenciais fornecedores de forma justa e honesta;
✔️Independentemente da posição que ocupem, os colaboradores da GastromedBH são proibidos de aceitar, para benefício, quaisquer tipos de brindes e/ou gratificações de qualquer pessoa ou empresa com as quais mantenham relações de compra, venda ou prestação de serviço;
✔️Nunca aceite itens de fornecedores da GastromedBH para uso pessoal. Se for para ou em nome da instituição, apenas as áreas autorizadas poderão analisar e verificar se não há conflitos de interesse;
✔️Não ofereça presentes, entretenimento ou favores para ganhar ou manter negócios;
✔️Não ofereça presentes ou entretenimentos que possam dar a impressão de violar nosso compromisso e nosso respeito uns com os outros.
PRESENTES, ENTRETENIMENTOS E OUTROS FAVORES
Aceitar ou oferecer presentes, entretenimento (shows, esportes, etc.) e outros favores pode criar um conflito de interesse, real ou potencial.
“Presentes, entretenimento e outros favores” significa qualquer coisa de valor. Exemplos incluem, mas não estão limitados a: refeições, hospedagem, descontos, prêmios, viagens, ingressos para shows, cursos, congressos, etc., dinheiro em qualquer forma ou ações.
Aceitar favores, entretenimentos ou presentes
Durante o seu trabalho para a GastromedBH, clientes, fornecedores ou outros contatos comerciais poderão oferecer presentes, entretenimento ou outros favores a você. Aceitar presentes, entretenimento ou favores normalmente nos deixa com a sensação de que devemos fazer algo em troca. Isso poderá afetar nossa capacidade de tomar decisões comerciais objetivas levando em consideração os melhores interesses da GastromedBH.
Os únicos tipos de presentes e entretenimento que você poderá aceitar de alguém que negocia ou poderá vir a negociar com a GastromedBH são:
✔️Presentes ocasionais de baixo valor, como canetas, calendários, agendas ou pequenos itens promocionais relacionados a negócios.
Se receber algo que não corresponda a essas diretrizes, deverá devolver e explicar que nossa política não permite que você aceite em benefício próprio; nestes casos você deve orientar o fornecedor a entrar em contato com o Diretor da clínica.
Recebi de um fornecedor a informação de que ele pode me pagar uma passagem e hospedagem para um congresso importante na minha área de atuação profissional. Como isso reduz custo para a instituição, posso aceitar?
Não. Você deve informar ao fornecedor que o presente só poderá ser aceito pela GastromedBH, que avaliará a oferta e quem poderá, de acordo com a política institucional, ir ao congresso.
RELAÇÃO COM AS OPERADORAS DE PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE
A relação dos colaboradores da GastromedBH com as Operadoras de Planos de Assistência à Saúde e com as instituições conveniadas a GastromedBH são pautadas pela legislação vigente, bem como em contratos previamente negociados e assinados entre as partes. Deve-se agir com honestidade, integridade e idoneidade nos contatos com seus funcionários.
Não será permitido:
✔️ Depreciar a imagem de operadoras ou de convênios perante seus usuários, ainda que estes a depreciem;
✔️ Depreciar a imagem da GastromedBH perante os representantes de operadoras ou de convênios;
✔️ Emitir opiniões sobre a qualidade de operadoras ou de convênios.
RELAÇÕES COM O CORPO CLÍNICO e CORPO TÉCNICO
A relação com o Corpo Clínico e Corpo Técnico está baseada nas diretrizes que norteiam as ações da GastromedBH. A prática médica/enfermagem na GastromedBH visa maximizar a qualidade assistencial e a segurança do paciente na busca da melhoria contínua dos resultados da instituição prezando a ética.
O profissional integrante do Corpo Clinico e Corpo Técnico deverá:
✔️ Zelar pelo nome da instituição;
✔️ Prezar pelo desenvolvimento das suas atividades e pela excelência no atendimento ao cliente.
✔️ Efetuar registros, como evolução, prescrição, etc., que reflitam de forma clara e precisa a sua atividade profissional, a segurança do paciente e da instituição;
✔️ Respeitar os demais colaboradores da instituição;
RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE
A GastromedBH é uma instituição comprometida com a qualidade de vida de seus colaboradores e com a saúde ambiental do planeta e da sociedade. O colaborador da GastromedBH deverá responsabilizar-se pelo cumprimento das normas de preservação do meio ambiente. A relação deve ser pautada pelos seguintes
parâmetros de conduta:
✔️ Não fumar nas dependências;
✔️ Descartar corretamente os resíduos conforme as normas internas e as exigências legais;
✔️ Utilizar adequadamente os insumos disponibilizados para o exercício da atividade profissional, inclusive formulários e material de escritório;
✔️ Alimentar-se somente em áreas autorizadas para alimentação;
✔️ Manter os banheiros em perfeitas condições de higiene depois de utilizá-los;
✔️ Consumir ou utilizar água e energia elétrica de forma racional e sem desperdício;
✔️ Seguir as normas do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde da instituição.
Observei atividades na GastromedBH que podem comprometer o meio ambiente ou criar um perigo ambiental. O que devo fazer?
Informe. Caso tenha ciência de qualquer violação da lei ou das políticas ou dos procedimentos da instituição, é sua responsabilidade informar.
RELAÇÃO COM A IMPRENSA
A GastromedBH é comprometida com as declarações à imprensa. Declarações serão feitas exclusivamente por representantes autorizados, com a prévia aprovação da diretoria da instituição e com o envolvimento da assessoria jurídica. Não é permitido aos colaboradores:
✔️ Prestar declarações à imprensa pessoalmente, por telefone ou meio eletrônico;
✔️ Fornecer documentos, fotos, etc. para a imprensa.
INFRAÇÕES E PENALIDADES
A ação, a omissão ou a conivência que impliquem desobediência ou inobservância das disposições do Código de Conduta Ética da GastromedBH são consideradas infrações à ética. As penalidades a que os infratores estão sujeitos são:
✔️ Advertência verbal;
✔️ Advertência por escrito;
✔️ Suspensão não remunerada ou demissão por justa causa, conforme a legislação trabalhista;
O empregador poderá aplicar uma penalidade para cada infração, nos termos das disposições legais e de acordo com a gravidade e as circunstâncias da falta cometida.
GESTÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA
Caberá aos Diretores da GastromedBH e aos gestores de cada área gerirem e aplicarem o presente Código de Conduta Ética. No cumprimento da atribuição de gerir e aplicar o presente Código de Conduta Ética, deverão:
✔️ Divulgar o presente Código de Ética entre os colaboradores da instituição;
✔️ Avaliar permanentemente a atualidade e pertinência do presente Código de Conduta Ética, encaminhando sugestões de alteração ao Diretor da Clínica;
✔️ Sanar casos omissos deste Código de Conduta Ética e interpretar suas disposições, esclarecendo as dúvidas de qualquer colaborador do GastromedBH, sempre que solicitados.
A leitura deste código não representa um fim em si mesmo. Em vez disso, é importante que todos sempre ajam com ética, dentro da lei e em conformidade com este Código de Conduta Ética. Fazer o que é certo é o jeito da GastromedBH. Cada um de nós é responsável por agir em conformidade com o código, por informar suspeitas de violações e por cooperar com as investigações da instituição em relação a possíveis violações. Você não pode perder seu emprego ou seus benefícios, ou ser rebaixado, suspenso, ameaçado, assediado ou discriminado, por levantar de forma honesta uma questão relacionada ao Código de Conduta Ética.
CONTATO SEGURO
O que é?
Contato Seguro é um canal de comunicação direto entre os colaboradores e os gestores da organização.
Esse sistema disponibiliza aos funcionários uma ferramenta segura e anônima, para que informem a ocorrência de fatos, fraudulentos ou não, potencialmente lesivos à Organização. Dessa forma, consegue-se corrigir em tempo hábil as consequências de eventuais problemas que estejam ocorrendo, limitar os efeitos dessas violações e, simultaneamente, prevenir e desencorajar condutas similares no futuro.
Como funciona?
✔️ Contato seguro pela urna lacrada da sala de entrega de laudos.
É um canal de comunicação seguro e eficaz para que se registrem e se informem as inconformidades referentes a fraudes e a más práticas que eventualmente estejam ocorrendo ou prestes a ocorrer. Se você se sentir inseguro, pode fazer a denúncia anônima ou ainda, com caligrafia de um familiar ou impressa via computador.
A Contato Seguro disponibiliza uma urna lacrada. Possibilita que os funcionários e colaboradores comuniquem, anonimamente ou não, a ocorrência de não conformidades ou a existência de condutas inapropriadas e antiéticas que possam afetar a imagem, o resultado financeiro e o ambiente de trabalho na organização. O registro pode ser feito a partir de uma simples folha descrevendo o(s) fato(s). Se for de vontade do informante, esta comunicação poderá ser feita de forma anônima.
Porém as informações anônimas talvez impeçam o retorno à preocupação exposta. No caso de identificação do informante, haverá por parte da Direção da Clínica o devido sigilo e retorno garantido. O anonimato e o sigilo estarão sempre garantidos, confirmando-se ou não as denúncias apontadas. Após o registro da sugestão ou inconformidade, o Contato Seguro investigará essas informações para análise.
Posso frequentar bares e restaurantes com o Uniforme da empresa?
Não. Tal fato expõe a imagem da organização, visto que você ou pessoas à mesa, podem estar tendo algum comportamento inadequado.
Posso postar em redes sociais, fotos de eventos externos com o uniforme da empresa?
Não. Tal exposição não é autorizada pela GastromedBH.
✔️Sigilo, confiabilidade e preservação do bom nome da instituição e dos colegas de trabalho são atitudes esperadas no ambiente de trabalho e fora dele;
✔️Não é permitido aos colaboradores ações e reações agressivas, assim como ofensas ou humilhações a qualquer pessoa, mesmo diante de situações de conflito;
✔️ Não é permitido utilizar para fins particulares tempo que contratualmente deveria ser dedicado à atividade da instituição;
✔️ Não é permitido alterar o teor de nenhum documento, informação ou dado da instituição;
✔️ Não são permitidos conversas e comentários sobre assuntos inadequados, de caráter institucional ou não, em locais de circulação de pessoas dentro da GastromedBH;
✔️ Não é permitida a demonstração de atitudes que discriminem pessoas em decorrência de raça, cor, sexo, opção sexual, de religião ou falta dela, de origem, classe social, idade, incapacidade física, bem como de quaisquer outras formas de preconceito.
PATRIMÔNIO DA GASTROMEDBH
Os objetos materiais, instalações e equipamentos que constituem o patrimônio da GastromedBH, devem ser utilizados com atenção, zelo e cuidado por seus usuários, com o objetivo de evitar danos e/ou deterioração. Os recursos da instituição, incluem mas não se limitam a:
✔️ Equipamentos;
✔️ infraestrutura predial;
✔️ Estoque e suprimentos;
✔️ Telefones e máquinas de cópia;
✔️ Computadores, impressoras e outros recursos de tecnologia;
✔️ Sistemas e ferramentas de acesso à Internet e a e-mail;
✔️ Informações e registros confidenciais, etc.
Caso o usuário não tenha a devida preparação para lidar com algum objeto do patrimônio da GastromedBH ou ainda, em caso de dúvida, deverá solicitar treinamento e orientação para utilizá-lo, bem como mantê-lo no devido lugar e em condições adequadas para o próximo uso. Não será permitido o uso dos objetos do patrimônio em benefício próprio ou retirá-los do local de trabalho, sem autorização formal da gerência da Clínica.
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Nossa instituição acredita que os ferimentos e as doenças ocupacionais são passíveis de prevenção e podem ser eliminados. Para isso, contamos com Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, que tem por objetivo zelar pela saúde e segurança do trabalho.
Estamos comprometidos a:
✔️ Garantir que a segurança seja um valor fundamental para a instituição, integrado em nossas atividades diárias;
✔️ Obedecer às normas e regras relativas à Saúde e Segurança no Trabalho, cujas premissas e orientações asseguram os cuidados aos próprios colaboradores, aos clientes, aos pacientes e a todos que atuam na instituição;
✔️ Utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) apropriadamente (solicitando e recebendo treinamento para tanto), higienizá-los, conservá-los, guardá-los e, quando danificados ou extraviados, substituí-los conforme orientação da instituição;
✔️ Estabelecer nossos próprios padrões de higiene e segurança ocupacional e orientação técnica com base em melhores práticas;
✔️ Esforçar-nos para melhorar continuamente nosso desempenho em higiene e segurança ocupacional;
✔️ Encorajar todo o pessoal da GastromedBH para contribuir com as melhorias de segurança;
✔️ Comparecer, sempre que solicitado, à empresa de Saúde no Trabalho, para exames laboratoriais e consulta médica periódica, conforme orientado e previsto no Programa de Controle em Medicina Saúde Ocupacional (PCMSO);
✔️ Usar o uniforme identificador da instituição, de acordo com as exigências do setor em que o colaborador atua, mantendo-o em condições de uso;
✔️ Usar o crachá de identificação pessoal, desde a entrada na instituição até a saída desta.
O que não permitimos:
✔️ Uso de tatuagens e piercings aparentes/expostos;
R. Paracatu, 838 - Barro Preto, Belo Horizonte - MG, 30180-091 - Condomínio do Edifício Galeno
1º Andar - Acesso Restrito | Exames | Procedimentos | Sala de Recuperação | Sala de Liberação
3º Andar - Recepção | Consultórios
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